Falta de dentes causa prejuízos à saúde?

           A falta de dentes afeta a saúde do ser humano como um todo, pois ao longo do tempo prejudica tanto a parte física quanto a psicológica.

      Quando a perda é na frente, a pessoa tende a procurar um dentista rapidamente. Mas, quando a perda é na região posterior, por não aparecer e não interferir muito na estética, muitas pessoas adiam a colocação das próteses. Mas a perda dos dentes posteriores também representa maiores problemas. Pode alterar a mordida com a movimentação dentária, gerar dificuldades para a pessoa se alimentar e falar, em alguns casos, prejudicar a nutrição.

Alguns problemas causados pela falta de dentes

  • Subnutrição

     Os dentes têm como função principal a mastigação, e para que ela seja feita de forma correta, todos os dentes devem estar posicionados adequadamente na arcada. Caso contrário, acarretará em uma má mastigação, na qual os alimentos chegam maiores no estômago, dificultando a digestão e a absorção de nutrientes.

     Dessa forma, além de problemas digestivos, o indivíduo que não possui todos os dentes pode apresentar ainda deficiência nutricional, o que abala o seu sistema imunológico.

  • Limitação para comer

        A falta de dente faz com que a pessoa exclua aqueles alimentos que exigem um esforço maior de mastigação, como os fibrosos. Isso também pode ter impacto na saúde do organismo, pois muitos alimentos saudáveis deixam de ser consumidos.

  • Dificuldade na fala

      A perda de dente não prejudica somente a estética e autoestima, mas também atrapalha a fala. Dependendo da posição do dente ausente na arcada, é possível ficar também com a dicção comprometida.

    Uma pessoa com problemas de dicção pode se sentir desconfortável na hora de manter uma conversa com outras, principalmente em momentos que seja necessário falar em público. Esse quadro pode trazer uma série de problemas sociais, porque a pessoa pode ficar com vergonha de conversar.

  • Dores de cabeça

    A presença de todos os dentes é uma das responsáveis pelo bom funcionamento da ATM (Articulação Temporomandibular), articulação responsável por todos os movimentos da boca. A falta de alguns dentes modifica a mordida do paciente e afeta essa articulação.

      Além de estalos e dores na mandíbula, esse quadro pode ocasionar dores de cabeça, no pescoço, nas costas e no ouvido. O problema é que, muitas vezes, o paciente demora a associar esses sintomas com o problema dentário.

Quais tratamentos podem solucionar esse problema?

  • Prótese fixa

      Dispositivo que contém uma prótese para substituir o dente perdido e uma estrutura que permite fixá-lo na boca. Os dentes adjacentes, que estão ao lado do espaço, darão sustentação para essa prótese. Ela é colada e só pode ser retirada pelo dentista.

  • Prótese móvel

       Costuma ser indicada para pacientes que perderam mais de um dente em sequência, e também é chamada de prótese removível. Assim como o dispositivo fixo, se encaixa nos dentes adjacentes, com a diferença de que pode ser retirada pela própria pessoa.

  • Implante dentário

      Pode substituir apenas um dente, vários ou todos. É feito um procedimento cirúrgico para fixar um pino no osso, e ele servirá como uma raiz artificial. Sobre esse pino é instalada a prótese que vai ocupar o lugar do dente perdido.

      O implante, por estar preso ao osso, fica totalmente fixo, dando muito mais segurança e estabilidade. É por isso que esse tratamento tem se popularizado nos últimos anos, já que oferece uma solução confortável e discreta para substituir dentes, proporcionando segurança ao mastigar, falar e sorrir.

Conte com nossos profissionais para te ajudar.

Dra. Erika Cavalcante especialista em prótese desde 2002

Dr. Onasis especialista em implantodontia desde 2016