Dr. Hernandes santos
Formação e Cursos:
Graduado
- Discente em Osteopatia – Escuela internacional de osteopatia de Madrid .
- RPG (reeducação postural global)
- Quiropraxia Clínica
Pós graduado
- Terapia manual
- Traumato ortopedia
- Fisioterapia neurofuncional
Especialidades:
- Quiropraxia
- Osteopatia
- Fisioterapia traumato ortopédica
- Fisioterapia neurofuncional
Galeria
Quiropraxia
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a Quiropraxia é uma área da saúde que trabalha para diagnosticar, tratar e prevenir problemas do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos que esses males causam à saúde de uma forma geral. A quiropraxia atua para desenvolver um tratamento completo para problemas ligados às articulações, músculos, tendões, nervos e outras estruturas fundamentais do nosso corpo. A quiropraxia se utiliza de técnicas de terapias manuais e manipulação da coluna vertebral para tratamento de disfunções neuro musculo esquelética, ela promove alinhamento corporal , descompressão neural , redução da dor e tratamento de processos inflamatórios e liberação da musculatura dentre outros… Problemas tratados pela Quiropraxia Dores na coluna lombar Hérnia de disco e dor ciática Dores no pescoço Dores e tensão muscular Dores de cabeça Restrições à movimentações Problemas nas articulações do ombro, cotovelo, punho, joelho, tornozelo DORT/LER (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho/Lesões por Esforços Repetitivos) Fonte: Sociedade Brasileira de Quiropraxia.
Osteopatia
Osteopatia: que é, benefícios, que doenças trata, como é feita? A osteopatia é um método de diagnóstico e tratamento, que utiliza recursos manuais para uma abordagem terapêutica do corpo e suas dores. O foco maior da osteopatia está na origem da dor e não onde ela está localizada. Dessa forma, quando se utiliza o método, entende-se que a dor não é a causa principal da lesão, mas que elas podem ser ocasionadas devido a um desequilíbrio. Indicações: A Osteopatia tem uma ampla indicação, podendo ser usada desde tratamentos pediátricos até tratamentos para indivíduos com idade mais avançada. Com o conceito da busca da homeostasia, que é o equilíbrio das funções do corpo, a osteopatia atua em vários sistemas do corpo, como por exemplo, o sistema de músculo esquelético, responsável pelo nosso aparelho locomotor (músculos, ossos e articulações). A terapia foca no equilíbrio do corpo, portanto não se restringe a um foco maior em uma região específica. Benefícios da osteopatia Para a osteopatia o princípio de tratamento é a unidade do corpo, onde tudo está interligado e como todos os sistemas interagem entre si, para que o tratamento tenha o efeito esperado é necessário que eles estejam em equilíbrio. Portanto para o diagnóstico e cura é necessário o entendimento da fisiologia do organismo integrando todos os sistemas (visceral, craniano e estrutural). Como a osteopatia é feita? O tratamento é guiado pelo princípio da autocura. Em inglês, do termo “find, fix and leave”, ou seja, determinar a causa, tratar e deixar o corpo se reestabelecer. Para isso, o paciente deverá passar por uma avaliação detalhada, em que todo o histórico dos sintomas será abordado e interpretado. Após isso serão feitos alguns testes específicos para a identificação da causa do problema e, em seguida, serão utilizadas técnicas manuais a fim de aliviar os sintomas. A durabilidade do tratamento, incluindo quantidade de sessões e intervalo entre elas, depende da resposta sintomática de cada paciente, pois esta indicação acaba sendo particular para cada caso com o intuito de esperar a resposta do corpo de acordo com cada situação.
Fisioterapia traumato ortopédica
Fisioterapia traumato ortopédica :
A intervenção da fisioterapia traumato-ortopédica é de suma importância na prevenção e no tratamento de distúrbios do sistema musculoesquelético, osteomioarticulares e tendíneas. E nos casos de trauma traumatológico, onde o paciente sofreu algum procedimento cirúrgico.
O tratamento visa maximizar a funcionalidade do paciente reduzindo o quadro doloroso e as alterações encontradas no sistema motor e sensitivo.
São diversas as patologias tratadas, as mais comuns são:
• LER/DORT
• Pós- operatório de cirurgia ortopédica (próteses de quadril, joelho, ombro, artroscopias, dentre outras)
• Hérnia de disco
• Osteoartrose
• Tendinite
• Reabilitação pós fraturas
• Contraturas e estiramentos musculares
• Alterações posturais
• Lesões ligamentares
Objetivos da fisioterapia traumato-ortopédica
Prevenção:
Através de avaliações detalhada do paciente, podemos observar desequilíbrios musculares e posturas viciosas adquiridas no dia a dia o que podem levar a futuras lesões e traumas como as fraturas. No âmbito ocupacional, o trabalhador esta exposto a movimentos repetitivos que gera uma lesão do sistema musculoesquelético devido à utilização excessiva e da falta de tempo para a recuperação. A fisioterapia traumato-ortopedica adota medidas educacionais quanto a posturas e como manter uma boa funcionalidade do sistema musculoesquelético.
Reabilitação pós- lesões:
Algumas lesões não podem ser evitadas, podendo ocorrer em treinos específicos, uma competição e até mesmo na realização das atividades diárias, nesses casos a função da fisioterapia traumato-ortopedica é devolver o paciente ao seu ritmo de vida sem prejuízos a sua capacidade de realizar as suas atividades.
Reabilitação no pós-operatório:
Nas cirurgias ortopédicas a fisioterapia traumato-ortopedica possui um papel fundamental na reabilitação, acompanhando passo a passo a evolução do paciente. Intervindo no auxilio da cicatrização da estrutura lesada, mantendo a movimentação, evitando assim os efeitos deletérios da imobilização como a fraqueza muscular, e a hipotrofia. Deixando o paciente totalmente apto para o retorno das suas atividades diárias.
Os tratamentos são baseados em técnicas e protocolos específicos para cada patologia.
A fisioterapia traumato-ortopédica promove e incentiva o cuidado a saúde e através do processo de reabilitação faz com que o paciente possa retornar a sua vida normal e o mais rapidamente possível.
Fisioterapia neurofuncional
Fisioterapia Neurofuncional é o ramo da Fisioterapia que age sobre o sistema nervoso central e periférico, atua na recuperação de desordens neurológicas, cognitivas e motoras.
tem como objetivo amenizar as consequências de alterações do movimento e paralisias provocadas por inúmeros fatores, como doenças e acidentes. Como todos os dias pessoas são atropeladas, batem o carro, sofrem uma queda ou simplesmente têm um AVC.
Fisioterapia Neurofuncional é um grupo de intervenções para contribuir para o reestabelecimento das condições cerebrais, do tronco encefálico, das junções neuromusculares, dos nervos periféricos e da medula.
Para isso, são aplicadas técnicas como eletroestimulação, atividades manuais, repetição de movimentos e atividades para enrijecer os músculos.