Psicoterapia: O que é, quais os benefícios e quando procurar?
Quem busca cuidados com o bem-estar emocional, logo pensa em psicoterapia. Mas você sabe o que é psicoterapia de fato? Como funciona? Quais os benefícios? Quando você deve procurar um psicoterapeuta?
O acompanhamento da psicoterapia sem dúvidas pode te ajudar no seu dia a dia. Por isso, vamos entender melhor e buscar responder todas as dúvidas sobre esse processo de terapia.
O que é psicoterapia?
A psicoterapia, ou simplesmente terapia, veio a partir de conceitos da psicologia. Ela busca trabalhar a partir do diálogo e da conversa as questões emocionais, fazendo o uso de várias abordagens, conexões com o subconsciente e outras ferramentas.
Além disso, a terapia pode te ajudar a lidar com problemas de estresse, luto, ansiedade, transição de vida e carreira, relações interpessoais, entre outros. Ou seja, com um acompanhamento, seja ele individual, em casal ou em grupo, você pode notar grandes diferenças no dia a dia.
Na terapia, o trabalho é feito através da fala e participação do psicoterapeuta, onde o paciente e o profissional vão juntos construir um espaço seguro de expressão e análise dos pensamentos e emoções.
Para que serve a psicoterapia?
A psicoterapia serve para tratar questões emocionais, sejam elas de grande impacto ou até mesmo menores. Ou seja, você pode tratar desde a perda de alguém querido até um desconforto emocional no trabalho, ou uma briga com seu parceiro.
Muitas vezes, a motivação da tristeza ou desconforto não é nada aparente. Vale lembrar que a terapia é um espaço seguro que você pode procurar sempre que sentir a necessidade.
Esses pequenos ou grande incômodos afetam o nosso bem-estar e também nosso dia a dia. E é nesses momentos onde psicoterapia atua e nos ajuda a seguir.
Por isso, em uma sessão de terapia você pode olhar para si e para os seus sentimentos, buscando entender melhor as suas emoções.
Que tipo de questões emocionais a psicoterapia pode tratar?
Não há um limite bem definido de questões emocionais que a psicoterapia pode trabalhar, mas em geral, os transtornos e síndromes psicológicas mais comuns são:
- Depressão;
- Ansiedade;
- Compulsão alimentar;
- Estresse;
- Esquizofrenia;
- Autismo;
- Síndrome de Asperger;
- Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH);
- Transtornos de personalidade (Bipolaridade e Borderline, por exemplo);
- Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
- Estresse pós-traumático (TEPT)
Psicoterapia infantil
Mesmo crianças podem passar por situações ruins e tem questões psicológicas que podem atrapalhar o dia a dia e o desenvolvimento pessoal e social. Por isso, existe a psicoterapia infantil, que cria um espaço seguro para trabalhar angústias, inseguranças e medos daquela criança.
8 benefícios da psicoterapia
1. Autoconhecimento
É comum nos questionarmos no nosso dia a dia sobre nossos pensamentos e atitudes, mas em geral não fica por ai mesmo e não mudamos nada.
No entanto, com a psicoterapia esse diálogo interno se torna mais fácil e recorrente. Além disso, com o autoconhecimento tornamos mais leves nossas relações pessoais e profissionais no dia a dia.
2. Contato com as emoções
Nós passamos por várias mudanças de sentimentos durante o dia e, muitas vezes, deixamos de lado por ter uma rotina corrida e por achar que não importa tanto.
Mas, esse “deixar de lado” nos afasta do autoconhecimento e da avaliação daquilo que realmente acreditamos ser melhor para nós mesmos. Ou seja, com a terapia, tiramos um tempo para pensar nessas emoções e cuidamos de nós mesmos.
3. Autocontrole
Quantas vezes temos atitudes desproporcionais e explodimos de raiva, angústia e tristeza? Ou até mesmo não conseguimos controlar nossas ansiedades por algo bom que está por vir? A psicoterapia te ajuda a regular esses sentimentos e maneira como agimos com eles.
4. Enxergando as suas habilidades
Problemas com falar em público, não saber lidar os sentimentos dos outros, e outras questões que nos colocam a prova, podem ser trabalhadas na terapia. Por isso, se você quer quebrar essas barreiras e criar inteligência emocional procure ajuda de um profissional.
5. Um novo sentido
Ao longo da vida a gente absorve conhecimentos e referências o tempo todo, mas muitas vezes eles acabam nos limitando e fechando nossos horizontes. No entanto, a terapia tende a nos ajudar a quebrar esses pré-conceitos e nos permitir estar abertos ao mundo.
6. Quebra de frustrações sociais
Muitas vezes a sociedade nos impõe atitudes que nem sempre nos identificamos. Isso tende a criar frustração e sentimento ruins, fazendo com que a gente se cobre muito. Mas, na terapia você encontra esse espaço seguro e livre de julgamentos para decidir quem você quer se tornar.
7. Percepção dos relacionamentos
Seja no trabalho, em casa com a família, entre amigos ou em um relacionamento amoroso, na terapia você encontra espaço para entender a complexidade e os benefícios dessas relações.
8. Empoderamento pessoal
Se conectar consigo mesmo pode te dar ferramentas para se entender melhor, aceitar suas diferenças e coragem para empoderar-se. Além disso, esse é o resultado do autoconhecimento que te da mais força para lidar com a rotina e com o seu amor próprio.
Terapia é um tabu?
Infelizmente, ainda hoje existe preconceito em relação à terapia e as suas vertentes. Por isso, muita gente acaba não procurando ajuda quando passa por um momento difícil. Mas, guardar sentimentos ruins para si, não é a melhor saída, pelo contrário, apenas piora as coisas e pode até trazer mais sintomas psicossomáticos.
Procurar ajuda profissional é o melhor caminho. Falar dos nossos problemas os tornam menores menores. Um profissional pode te ajudar a dar um novo sentido a isso, te ajudando com sua autoestima, consciência e confiança.
Através da terapia você pode mobilizar suas forças e fazer as mudanças necessárias. Ou seja, questões de trabalho, relação com o outro, família, afetos, depressão, tudo isso pode ser abordado no processo terapêutico.